lessphp fatal error: failed to parse passed in variable @bodyBackground: lessphp fatal error: failed to parse passed in variable @bodyBackground:  Assassin’s Creed – Parte 2: Ezio - Abacaxi Voador

Assassin’s Creed – Parte 2: Ezio


Dois anos após o lançamento do primeiro jogo da franquia, Assassin's Creed 2 (AC2) chegava as prateleiras do mundo todo introduzindo um novo personagem, descendente de Altair: Ezio Auditore da Firenze.

Em AC2 vemos o nascimento do personagem.

Em AC2 vemos o nascimento do personagem.

Como seu próprio nome já diz, o protagonista da segunda parte da história nasceu em Florença, na Itália, país onde iremos percorrer, pelos dois primeiros jogos, com Ezio. Aliás, é importante informar para quem não conhece todos os jogos que esta segunda parte da história de AC é uma trilogia: o AC2, a sequência Assassin's Creed: Brotherhood (ACB) e Assassin's Creed: Revelations (ACR). Os 3 jogos compreendem toda a vida de Ezio, de 1459 até 1524, passando pelo primeiro contato com a ordem dos assassinos quando criança, pelo seu amor na adolescência e tudo que ele fez pela ordem até sua morte.

Assim como o jogo anterior, este chama a atenção pela fidelidade das cidades. O clima da Itália no século 15 e 16 é impressionante. Após joga-los, poderá ir para San Gimignano, Florença, Veneza ou Roma sem precisar de um mapa! Brincadeiras à parte, é uma experiência sensacional, pois estive nestes lugares há 2 anos e é totalmente reconhecível.

Ezio descobre um segredo escondido da sua família.

Ezio descobre um segredo escondido da sua família.

Logo em AC2 temos uma grande evolução na jogabilidade, permitindo novas movimentações de batalha, missões paralelas, permitir comprar estabelecimentos e novas armas...

Em ACB temos outra evolução que perdura até AC4, que é o recrutamento de novos assassinos e missões não jogáveis, onde apenas enviamos estes em uma missão e esperamos o resultado. Em ACR a coisa melhora ainda mais. Por isso digo, não jogue eles antes de AC1, senão irá sentir muito em termos de jogabilidade.

Voltando ao personagem, aproveite bem a vida de Ezio, será o melhor personagem da série até hoje. Sua história é mais profunda e seu personagem é mais significante que todos os outros.

Ezio, aproveitando a evolução da "tecnologia", também tem algo a mais que Altair: ele sabe nadar! Sim, é um diferencial, já que no jogo inicial, cair na água era a morte.

Ezio e seu grande amigo Leonardo.

Ezio e seu grande amigo Leonardo.

Sua amizade com Leonardo da Vinci é muito legal e gera histórias paralelas muito legais: todas aquelas invenções do gênio que só vemos riscos no papel tornam-se realidade.

Como estamos na Itália, os inimigos templários são representados pela figura principal do Papa e, consequentemente, visitaremos o Vaticano. Mas após os eventos de ACB, Ezio descobre uma carta do seu pai e é levado até Masyaf, cidade na Syria, Constantinopla (Istambul) e Cappadocia. Em ACR acompanhamos Ezio com mais idade, fora de seu país natal, e é recebido pelo líder local dos assassinos Yusuf Tazim, que ensina-lhe novas habilidades, mostrando que nunca é tarde para aprender.

Em ACR, Ezio é recebido por Yusuf Tazim em Istambul.

Em ACR, Ezio é recebido por Yusuf Tazim em Istambul.

Também no último jogo da trilogia ganhamos velocidade para circular pela cidade com um gancho retrátil, similar à lâmina escondida, e cabos entre os prédios e casas. O gancho também pode ser usado como arma e nosso protagonista está no auge da vida, com toda habilidade e experiência adquirida.

Em Revelations finalmente temos o encontro entre os nossos dois protagonistas: Altair e Ezio, mas para saber como isso acontece, você vai ter que jogar!

Desmond também tem uma grande evolução nessa segunda fase da saga, mas vou reservar um artigo exclusivo para o protagonista dos tempos atuais.

Altair e Ezio, encontro de mestres.

Altair e Ezio, encontro de mestres.

Ezio mostra sua importância nos video games, marcando sua presença no jogo Soulcalibur V.

Ezio mostra sua importância nos video games, marcando sua presença no jogo Soulcalibur V.

Tibério Velasquez
Analista de sistemas por profissão, integrante do Conselho Jedi do Rio de Janeiro, também é fotógrafo, turista, podcrastinador, iPhoner e colecionador. Curte de tudo: filmes, músicas, livros, séries, peças teatrais, jogos e quadrinhos…. Nerdices a parte, assiste sempre MMA, NFL, Rugby, NBA, MLB, futebol e tenta não deixar a prática de esporte de lado.