lessphp fatal error: failed to parse passed in variable @bodyBackground: lessphp fatal error: failed to parse passed in variable @bodyBackground:  Papo de Mestre #09 - New Order, a editora que quer ser uma lenda no Brasil - Abacaxi Voador

Papo de Mestre #09 – New Order, a editora que quer ser uma lenda no Brasil


Você, RPGista, sabia que nem só de Devir e PDFs piratas se sustenta o RPG no Brasil? Você, jogador do bom e velho RPG de mesa, sabia que nem só de Dungeons and Dragons vive o RPG? Você, jogador brasileiro, sabia que existem alguns excelentes RPGs aclamados mundialmente e vencedores de muitos prêmios no meio, disponíveis na sua língua natal, o português? Não sabia? Tsc...tsc... então senta aqui na nossa mesa de jogo e venha conhecer uma das editoras nacionais que está ganhando o respeito e a fidelidade de muitos jogadores e com muito carinho!

Yggdrasil, cenário viking lançado pela New Order, foi o primeiro projeto da dupla de editores

Yggdrasil, cenário viking lançado pela New Order, foi o primeiro projeto da dupla de editores

Algumas editoras nacionais têm surgido nos últimos anos com propostas interessantes no mundo do RPG, como a Redbox Editora, Retropunk, Jambo, Devir..., mas foi a New Order que está explorando ótimas obras e surpreendeu a todos quando iniciaram suas ações apostando na tradução de jogos de roleplaying game europeus. RPGs como Yggdrasil (fantástico cenário focado na mitologia nórdica), Numenera (cenário de RPG que acontece em um futuro muito, muito distante e apocalíptico), A Lenda dos Cinco Anéis (cenário em que você vive em uma espécie de Japão feudal com direito a muita honra e samurais), 13ª Era (um cenário de fantasia com uma pegada diferente dos sistemas de regras em que estamos acostumados a ver) e tantos outros projetos. Os editores anunciam que não apenas trarão cenários de RPG, mas também pretendem nos brindar com quadrinhos de boa qualidade.

Explicando sobre a importância de editoras como a New Order para o hobby e o mercado brasileiro de RPG, em uma das palestras que ministro sobre Roleplaying Game em eventos afins, fui questionado sobre o seguinte: “O que a New Order tem que uma editora como a Devir não tem?”. Hummm, fácil de explicar essa questão, será, Young grasshooper! O RPG não é uma moda ao meu ver (pergunta recorrente que os jogadores costumam me fazer). Apesar de ter havido uma época de estiagem editorial no mercado brasileiro, o RPG em terras brasilis nunca morreu, mas diminuiu o ritmo visivelmente há algum tempo. E sim, o público brasileiro ficou meio carente e abandonado nesta fase. Então chegam esses caras aí, que jogam há muito tempo juntos, super amigos que são, que tem uma ideia que vira um sonho e um dia ela vinga, dão as caras e, se comunicam diretamente com seu público. Numa abordagem completamente diferente da editora de Vampire, Anésio e Alexandre estão sempre em friendly mode on e explicando cada passo que a New Order irá tomar, se aconselhando com seus fãs e compartilhando decisões baseadas em seu público alvo. Não estamos mais no escuro!

Numenera, cenário ÚNICO da lenda do RPG Monte Cook, traduzido com muito orgulho pela New Order, nos presenteiam com esta obra maravilhosa em língua portuguesa!

Numenera, cenário ÚNICO da lenda do RPG Monte Cook, traduzido com muito orgulho pela New Order, nos presenteiam com esta obra maravilhosa em língua portuguesa!

Ao ver a publicidade tímida e praticamente handmade do cenário francês de Yggdrasil e alguns poucos vídeos amadores sobre eles em feiras, distribuindo a ideia do financiamento coletivo através de crowndfunding – tipo um sistema direto que arrecada fundos antecipadamente para projetos – me perguntei: “Mas quem são esses caras?” e na mesma hora respondi: “Não sei, mas o que estão fazendo é extraordinário!”, e claro que o que estavam fazendo e da forma que a coisa toda nasceu, mesmo sem os conhecer ainda, torcia por esses dois novos desbravadores do mercado editorial brasileiro, pois atrás de toda essa empreitada, notar-se-ia o amor pelo que estavam fazendo. Havia coração. Coração de fã. Coração viking. Coração RPGista.

A New Order é uma empresa jovem. Jovem naqueles que a dirigem e na proposta a que se destina. Eles apostam no novo, acreditam no jogador brasileiro e eleva o nível do hobby em terras tupiniquins. Não sei se dá pra captar a emoção de sentir o quanto é extraordinário entender o voto de confiança que esses caras estão conferindo, primeiramente à você jogador brasileiro de RPG que não domina outras línguas (principalmente a inglesa), oferecendo ao mercado nacional uma oportunidade de consumir jogos com uma qualidade de primeiro mundo, no bom e velho livro físico de capa dura, por um preço bem acessível (muito mais barato do que seu homônimo na língua original, seja ela em inglês, francês ou qualquer outra). Isso tudo faz parte de um esquema sonhado por dois amigos, Alexandre Manjuba e Anésio Vargas,  RPGistas assim como eu e você, que com certeza dominam línguas goblinóides e élficas, mas que tem essa tendência "Lawful Good" em suas ações, na grande missão de disseminar este maravilhoso hobby país à fora, desta vez falando a língua dos patrícios. Caras, não é muita sorte a nossa? Diz aí! Estamos vivendo uma Nova Ordem!

Essa dupla é tão querida que ganharam uma animação criada por clientes para comemorar a meta batida no financiamento coletivo do RPG 13ª Era, com os avatares de Anésio e Alexandre. É mole!?

Anesio Vargas e Alexandre Manjuba Seba da New Order Editora

Anesio Vargas e Alexandre Manjuba Seba da New Order Editora

Crédito: Foto de Anésio e Alexandre retirada de vídeo feito em parceria com a galera da Mídia Ladina, para o financiamento coletivo de Numenera, mais uma obra lançada pela New Order.

 

 

Abacaxi Voador
HQzeiro. Cinéfilo. RPGista. Quando não está inventando palavras, está ajudando os amigos que fez no Abacaxi Voador redigindo, escrevendo e palestrando. Acredita que o Abacaxi tem um Q de "Sala da Justiça", e portanto acredita que tem super poderes.
  • DD

    RPG para todos!!!
    Mesmo dominando o idioma inglês creio que será um possível recomeço para o RPG no Brasil. Porque infelizmente temos a cultura de que tudo que vem de ‘fora’ é melhor, desde cinema, roupas e tudo o mais [cinema é mesmo, sorry TT_TT], mas feitos assim servem para estimular a quebra dessa padrão.
    Rolando os dados para que tudo dê certo, partiu conferir os trabalhos dos caras…
    Que se inicie uma ‘Nova Ordem’ no RPG!!!

    • Também domino o inglês, mas como a Mariana comentou aqui no post, o fato de termos boas obras em nossa língua natal é que isso promove uma inclusão social no hobby. Mais e mais pessoas não ficarão de fora por não saberem falar a língua inglesa e consequentemente teremos mais adeptos neste hobby que ainda é um tabu em terras brasilis.

      • DD

        Falou bonito!!!

  • Texto lindo e correto! Muito animal ler essa história toda que tive o prazer de ver de perto tb. Sucesso para o blog e obviamente para os dois lindões da New Order

  • Anesio Vargas Junior

    Obrigado a todos pessoal! O Alexandre Rocha Amaral ao Nerdoncio que é nosso amigo e responsável pelos nossos vídeos, ao Luiz Eduardo Ricon a quem nos honra muito curtir nosso trabalho. O Desafio dos Bandeirantes esta marcado na história do Rpg nacional, e sim, merece muito uma versão 2.0 somos fãs de carterinha desse maravilhoso cenário.

    • Olha um dos pais das crianças da New Order aqui galera! Obrigado pela consideração em vir postar, Anesio! Continuem com o excelente trabalho com RPG rapazes!

    • Luiz Eduardo Ricon

      Vocês estão fazendo um trabalho impressionante! Com extrema qualidade, transparência e mostrando que é possível, sem afetação e sem estardalhaço. Sucesso e mais e mais projetos aí pela frente!!!!

  • Luiz Eduardo Ricon

    Só faltou falar do Crônicas, lindíssimo trabalho que o Pedro Borges lançou pela New Order! Sou fã desses caras!

    • Simplesmente não acredito, rsrsrs. Luiz Eduardo Ricon comentando em uma coluna minha! Que honra seria essa? 😀 Jogamos DESAFIO DOS BANDEIRANTES juntos na Alfarrabista do Rio… Eu, você, meu amigo Carlos Klimik…. bons tempos. Desafio dos Bandeirantes tá na minha lista! Tagmar e Desafio dos Bandeirantes! Épico! 😀 Prometo compensar a falha Ricon, escrevendo um post dedicado ao CRÔNICAS! Aguarde!

      • Luiz Eduardo Ricon

        Alfarrabista?!??!! Bons tempos aqueles!!! Hehehehe. Mas tô gostando de ver a vitalidade dessa galera do RPG. Sucesso!

        • Ricon, tenho o meu Desafio dos Bandeirantes autografado por vcs até hoje! Rsrs Olha, vamos transformar essa energia em RPG, velho! Ta na hora de um Desafio dos Bandeirantes 2.0! Vamos conversar! Rs

          • Luiz Eduardo Ricon

            Vontade não falta meu camarada!!! 🙂

  • Nerdôncio Correia

    Poderiam, por favor, colocar o crédito no frame que retiraram sem minha autorização de um dos vídeos do canal Mídia Ladina? É um dos “poucos vídeos amadores” feito para o lançamento do financiamento coletivo do Numenera.

    Apesar de “amador”, produzir, gravar e editar este vídeo deu bastante trabalho e ocupou muito do meu pouco tempo disponível. Seria ético da parte de um portal com o tamanho do Abacaxi Voador não usar imagens de outras pessoas (ainda mais imagens tão amadoras quanto essa) em suas postagens.
    Grato,

  • João Eugênio C. Brasil

    Opa…. direi aqui o que já disse no Face… A qualidade do trabalho deles é notória pelo fato de que eles se arriscam em trazer novidades para nós. Há um mar de novidades surgindo à cada semana e muitas editoras grandes (que até poderiam trazê-las com facilidade) não o fazem. E a New Order, junto de outros poucos heróis, o fazem com grande qualidade…. Que venha mais e que continuem a nos surpreender!

    • E quem fica com o espólio desses guerreiros!? Somos nós! Jogadores brasileiros, carentes de obras importantes no meio! RPG no Brasil sempre foi sinônimo de taboo, mas agora não mais. Existem outras editoras se esforçando para quebrá-lo, mas a New Order tá com o pé fundo no acelerador! 😉

  • Marcus Ferreira

    Agora é procurar as lojas no Rio de Janeiro, para que conheçam seus produtos. Nós da Toys For Fans ainda não recebemos uma visita.

    • Anésio, Alexandre… cadê? A Toys For Fans tá orfã de vocês! vamos lá galera! Numenera e Yggdrasil neles! 😀

    • Anesio Vargas Junior

      Em breve estamos batendo ai.

  • erik fhae

    será que sai d&d quinta edição traduzido (ou to pedindo de mais 🙁 , deixa eu sonhar ) , parabéns pelo texto e parabéns para editora espero que chegue ao nível épico .

    • Videl Carvalho

      Li um tempo atrás que a Wizard of the Coast não iria passar os direitos de tradução para nenhuma outra língua. O motivo era que a própria wizard iria começara vender os produtos já traduzidos. Então acho pouco provável.
      (não sei se atualmente eles mudaram de opinião)

    • Erik, obrigado! Acompanhe a coluna Papo de Mestre. Compartilhe, avise aos amigos do seu fórumo de RPG predileto e não deixe de enviar emails e comentar, isso é muito importante para nós! Com jogos como LENDA DOS 5 ANÉIS, YGGDRASIL e NUMENERA no currículo por exemplo – e futuramente THE STRANGE – estes caras tão caminhando pra isso aí. 😉

  • Mariana Franceschini Lavorato

    Beleza de Texto Alexandre Rocha! Dá pra sentir a empolgação na sua escolha de palavras! O que essa galera está fazendo é realmente incrível. É uma forma de inclusão social e de Acessibilidade, pq a barreira linguística é um handcap muitas vezes menosprezado!
    Sucesso!

    Em tempo:
    Quem sabe um dia exista um empenho desses em audiobooks ou Braille?

    • Oi Mariana! Opa! Opa! Um degrau de cada vez! rsrs Audiobooks e braille, chegaríamos a perfeição, e seria uma meta linda! Mas começando com livro de capa dura (igual ao gringo) em língua portuguesa, já é um grande gol de placa! Que bom que sentiu a empolgação, ela é real! Como não estar animado com isso? RPG em inglês não seria problema para mim. Mas e os milhares de outros jogadores que não a dominam? Você falou em “inclusão social”, é bem por aí. RPG para todos. E não qualquer obra, mas sim, EXCELENTES obras! YGGDRASIL, NUMENERA, LENDA DOS 5 ANÉIS, THE STRANGE tá vindo por aí. O RPG criado em terras brasilis também não foi deixado de lado. O CRÔNICAS RPG é um RPG inteiramente nacional, lançado pela New Order e pelo que tenho paquerado, parece uma ótima obra. E vamos rolar os dados! Queremos mais críticos! 😀

  • Cristiano Lagame

    Ótima matéria! Como sempre! Eles são gente finíssima! Manjuba e Anésio são os caras! Admiro muito o trabalho deles, desde antes de lançarem os livros! Parabéns pelo artigo!

    • Isso aí Cristiano! Queria convocar as pessoas a conhecerem a editora, a arriscarem a testar novos sistemas como o CYPHER SYSTEM e cenários FATÁSTICOS como NUMENERA e YGGDRASIL! E tô sabendo que vem muito mais pela frente! Fiquem ligados! Nós, brasileiros amantes do hobby, temos MUITA sorte de ter esses caras aí na frente de batalha! Vida longa à NEW ORDER!