lessphp fatal error: failed to parse passed in variable @bodyBackground: lessphp fatal error: failed to parse passed in variable @bodyBackground:  Super Sentai - A Origem não tão Secreta dos Power Rangers - Abacaxi Voador

Super Sentai – A Origem não tão Secreta dos Power Rangers


Depois de ficar vendo os novos Power Rangers com o meu filho, me veio uma pergunta: "de onde surgiu isso?" Então comecei a pesquisar e descobri muita coisa. É com prazer que o Abacaxi traz para vocês a origem dos heróis multicoloridos!

Goranger, o primeiro grupo Super Sentai

Goranger, o primeiro grupo Super Sentai

No ano de 1975, a Toei Company lançou o seriado Himitsu Sentai Goranger (Esquadrão Secreto Goranger), criado por Shotaro Ishinomori, também criador da tão famosa série Kamen Rider. Goranger teve um total de 84 episódios, durando pouco mais de um ano. Foi o primeiro do gênero a durar tanto tempo. E apenas quatro anos depois, quando outras séries do tipo surgiram, é que batizaram o gênero de Super Sentai.

O enredo não é um dos pontos fortes. É basicamente a mesma coisa: um grupo de cinco pessoas ganham poderes - e roupas colantes coloridas - para combater as forças do mal. Nos primeiros, da década de 70, não existiam os mechas (é assim que os japoneses chamam os robôs gigantes), sendo assim as lutas eram apenas no 'mano a mano'. Só na década de 80 que eles surgiram e, mais para frente, foram criadas também a união dos mechas, que resultava na transformação de um maior e mais poderoso gigante.

Sim, eu imagino que aqueles que foram fãs dos Power Rangers estão percebendo as enormes semelhanças. Como os heróis coloridos americanos são de 1993, só pode significar uma coisa: eles foram baseados nos Super Sentais. Todos os Power Rangers feitos até hoje são remakes americanos das séries japonesas. E como isso aconteceu? Bom, nos longínquos anos 90, a Saban Entertainment fez um acordo com a Toei Company. Assim, conseguiu por as mãos no roteiro de "Kyouryuu Sentai Zyuranger". Os roteiristas da Saban apagaram tudo, reaproveitando apenas os zords e os uniformes, e refizeram tudo. Assim nasceu o "Mighty Morph Power Rangers" (mais conhecidos como os "Power Rangers originais"), aquele que todas as crianças dos anos 90 assistiam repetidas vezes. E desde então não parou de lançar, passando direto na televisão por 22 anos.

Kyouryuu Sentai Zyuranger. Qualquer semelhança com os primeiros Power Ranger não é mera coincidência

Kyouryuu Sentai Zyuranger. Qualquer semelhança com os primeiros Power Ranger não é mera coincidência

Os otakus mais radicais não os suportam, dizendo que não passam de remakes mal feitos. Olha, em comparação aos japoneses, realmente eles estão com a razão. Porém, para alguém que cresceu assistindo, comprando brinquedo e cantando junto com o papagaio a música de abertura, não importa se é bem feito ou não. O importante é a nostalgia que sentimos, ainda mais quando vejo o meu filho fazer a mesma coisa (só que sem o papagaio, este já foi dessa para outra melhor). Além disso, os fãs atuais são em sua maioria crianças que não se importam se o que veem é remake ou não.

Mas existe algo que, infelizmente, tenho que dar o braço a torcer. Os fãs xiitas dizem que, depois do nascimento dos Power Rangers, nunca mais uma serie Super Sentai foi passada na TV aberta. Aqui no Brasil a extinta TV Manchete foi praticamente a única que passava séries desse tipo, tais como: Sentai Goggle V (Gigantes Guerreiros Goggle V),  Dengeki Sentai Changeman (Esquadrão Relâmpago Changeman) Choushinsei Flashman (Comando Estrelar Flashman), Hikari Sentai Maskman (Defensores da Luz Maskman). Agora vivemos uma época que só consumimos, em sua maioria, os programas americanos.

Uma curiosidade: em meados dos anos 2000, a Disney comprou os direitos do Super Sentai americano. Apenas perto de 2010 que a Saban comprou de volta os direitos, reestreando com os "Power Rangers Samurai."

Os Mechas (ou Zords) só começaram a aparecer dez anos depois do primeiro Super Sentai

Os Mechas (ou Zords) só começaram a aparecer dez anos depois do primeiro Super Sentai

O primeiro MegaZord dos Power Rangers

O primeiro MegaZord dos Power Rangers

 

Rodrigo Mesquita
Escritor, gamer, RPGista, devorador de livros, viciado em séries e em HQs.