lessphp fatal error: failed to parse passed in variable @bodyBackground: lessphp fatal error: failed to parse passed in variable @bodyBackground:  Vikings: History Channel por trás dessa série medieval. Será que vale a pena? - Abacaxi Voador

Vikings: History Channel por trás dessa série medieval. Será que vale a pena?


Quando soube desse série, confesso que não dei muita importância. E por que daria? A produtora é o History Channel. Eu achei que era algum tipo de documentário, porém me enganei. "Vikings" possui um ótimo elenco, isso sem falar de um excelente enredo baseado em histórias reais. Essa, sem dúvida, é uma das melhores séries da atualidade.

Vikings 03

Não seriam Vikings sem seus emblemáticos navios.

A trama se passa por volta do ano de 790 D.C.. O local é a Escandinávia (onde futuramente seriam os países da Dinamarca, Suécia e Noruega) e o protagonista é Ragnar Lorthbrok (Travis Fimmel), um fazendeiro e guerreiro viking. Ele tem o enorme desejo de desbravar os mares ao Oeste, buscando uma ilha chamada Inglaterra. Porém isso vai contra a vontade do seu lorde,  Earl Haraldson (Gabriel Byrne), que pretender ir para o Leste como sempre. Isso porque, assim como muitos, ele não acredita na existência dessa ilha. Porém, Ragnar não aceita isso e, secretamente, manda o seu amigo Floki (Gustaf Skarsgård) construir um navio como nunca se viu antes. Um que pode viajar por grandes distâncias no mar. Ele consegue juntar uma tripulação em segredo e partir. Depois de alguns percalços durante a jornada, consegue chegar até o reino inglês da Nortúmbria, bem próximo de uma igreja onde monges oravam. Lá eles matam quase todos e pilham todos os tesouros. Dentre os sobreviventes está Athelstan (George Blagden), que é levado junto com outros para ser vendido como escravo. Dessa forma começa sua pequena guerra com Haraldson. Se querem saber como termina, confiram a série.

Vikings 01

Grande ambientação!

A primeira temporada foca em quase todos os episódios na rivalidade entre o Earl e Ragnar, sendo que apenas em alguns aparece a Inglaterra, o seu povo e a religião cristã. O "choque" entre as duas culturas e religiões diferentes é mostrado em toda a série, através do ponto de vista de Athelstan, que no começo fica assustado com o modo de vida viking. E isso é muito interessante de se ver. Quem já leu "As Crônicas Saxônicas" e "As Crônicas de Artur" (ambos do escritor inglês Bernard Cornwell) vai se sentir em casa. O enredo possui semelhanças assustadoras com essas duas séries de livros. Uma curiosidade: Cornwell buscou o Ragnar Lorthbrok original para fazer três personagens de seus livros: os irmãos Lorthbrok e Ragnar, o homem que criou Uhtred, um dos seus protagonistas.

Uma coisa que eu gostei foi de como a diferença de línguas foi usada. Você nota que eles falam entre si em inglês, mas quando encontram pessoas que falam outros idiomas, eles começam a falar o idioma nativo, o que geralmente resulta em confusão e mortes. Isso mostra a preocupação da produção em fazer algo o mais realista possível.

Já na segunda temporada, existem vários focos interessantes: o relacionamento de Ragnar com sua ex e a atual esposa, a luta interna de Athelstan entre o cristianismo, o amadurecimento de Rollo e Bjorn, etc.

Outro elemento que achei bem interessante foi o ator Travis Fimmel. Ele foi um modelo no passado e geralmente estes não são bons em atuar. Porém, não se pode dizer isso sobre ele, pois Fimmel esta perfeito no papel de Ragnar. O mesmo podemos considerar dos outros atores e seus respectivos papéis, que são:

- Lagertha (Katheryn Winnick): esposa de Ragnar e uma escudeira. "E o que seria isso?" Muito simples: é uma mulher que aprendeu a lutar como um guerreiro. Sendo assim, ela luta lado-a-lado de seu marido, até mesmo em uma parede de escudos. É a mulher mais linda da série na minha opinião.
- Siggy (Jessalyn Gilsig): esposa do Earl Haraldson.
- Gyna (Ruby O'Leary): filha de Ragnar com Lagertha.
- Bjorn: filho de Ragnar com Lagertha. Nathan O'Toole o representa até o começo da segunda temporada. A partir daí quem atua nesse papel é Alexander Ludwig.
- Rollo (Clive Standen): irmão de Ragnar.
- Princesa Aslaug (Alyssa Sutherland): uma princesa, filha do lendário casal  Brünhild e Sigurd - também conhecido como Siegfried. Ela é uma das mulheres mais lindas da série, perdendo apenas para Lagertha.
- Rei Horik (Donal Logue): rei ao qual Ragnar jura lealdade no final da primeira temporada.

Vikings 02

Irmãos unidos!

John Kavanagh esta perfeito em seu papel como O Vidente. É ele que faz todas as profecias, dizendo como será o destino dos personagens. Prestem muita atenção ao que ele diz, pois, querendo ou não, tudo acontece da forma que ele previu. O mesmo acontece com Aslaug, mas no caso dela é só o seu futuro e de seus filhos.

A ambientação está ótima. Você sente que realmente está na Europa Medieval, na época em que o cristianismo ainda engatinhava, brigando com as outras religiões regionais mais antigas. As gravações são feitas na Irlanda, mostrando como o país é bonito. Essa série está atualmente na sua segunda temporada, sendo que a terceira já está garantida. Por isso, sem sombra de dúvida, vale muito a pena acompanhá-la!

Rodrigo Mesquita
Escritor, gamer, RPGista, devorador de livros, viciado em séries e em HQs.